Para além de produzir uma sensação agradável na pele, a massagem produz efeitos benéficos sobre o organismo. A manipulação, o toque, a pressão, o amassamento das diversas regiões do corpo ajudam a aliviar a dor, a relaxar, estimular e tonificar.
Ação sobre a pele
Atua sobre os tecidos moles, como sejam os músculos, tendões e ligamentos, promove o melhoramento do tônus muscular. Embora a ação da massagem atue principalmente nos músculos situados sob a pele, os seus benefícios podem alcançar as camadas musculares mais profundas, estimulando a circulação sanguínea, o sistema linfático e ajudando a eliminar as toxinas no organismo.
Por outro lado, a fricção das mãos liberta a pele das substâncias gordas e dos detritos superficiais tornando-a mais fina e mais elástica.
Provoca o aumento das secreções sudoríparas e sebáceas por estimulação nervosa.
Promove a vasodilatação dos capilares periféricos, tanto por efeito nervoso, como pela secreção de histamina estimulada pela massagem (ação hiperemiante). A zona avermelha e aumenta a temperatura facilitando a absorção de substâncias.
A hiperemia produzida pela massagem favorece o intercâmbio de oxigénio e nutrientes pelo que se estimula a regeneração celular em simultâneo com uma redução de líquidos intersticiais, com redução de edemas.
Ação sobre a circulação sanguínea e linfática
A vasodilatação provocada pela massagem aumenta a circulação periférica, aumentando e melhorando também o retorno venoso e linfático, diminuindo assim as estases circulatórias e os edemas e libertando as substâncias tóxicas dos tecidos.
Ação sobre os músculos
A nível muscular dá-se o aumento da excitabilidade muscular, pois há um estímulo das terminações nervosas musculares.
As manobras lentas induzem o relaxamento, enquanto as rápidas favorecem a contratibilidade.
A vasodilatação e a hiperemia do tecido muscular, permitem um maior fornecimento de oxigénio e glucose e favorecem a reabsorção dos líquidos excedentes e, portanto, a eliminação dos resíduos da contração muscular: os cristais do ácido lático e pirúvico, cuja acumulação é responsável pelo aparecimento de nódulos dolorosos no músculo.
Há uma diminuição da sensação de cansaço por eliminação de toxinas e um aumento geral da tonicidade e da resistência.
Ação sobre o sistema nervoso
Anestesia as terminações nervosas e sensitivas, eliminando as sensações dolorosas, com efeitos analgésico e sedativo.
Atua sobre os nervos motores alcançando a totalidade do sistema nervoso, havendo um sensação de bem-estar e de relaxamento geral. Estimulação dos nervos secretores aumentando as secreções endócrinas e exócrinas.
Tonifica a pele em geral e aumenta a sua firmeza. Reequilibra as secreções, relaxa as contraturas musculares e fortalecendo os músculos debilitados.